12/01/2017 às 15h20
Saúde

Saúde e Uespi lançam edital para 21 vagas de residências médicas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançaram, nesta quinta-feira (12), edital para abertura de 21 vagas dos programas de residência médica. As inscrições serão realizadas de 16 a 20 de janeiro.

“Uma oportunidade de oferecer pós-graduação na área médica, tão importante e necessária para que tenhamos no nosso estado mais profissionais habilitados para qualificação necessária e que possam, assim, facilitar o processo, em que o Governo do Estado pretende descentralizar os serviços de saúde. Quanto mais profissionais especializados tivermos, maior a facilidade desse processo de regionalização. É um ganho importante para a Universidade Estadual, bem como para a rede de hospitais do nosso estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

São 21 vagas em nove programas de residência médica: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo.

As aulas serão realizadas no Hospital Getúlio Vargas, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital Infantil Lucídio Portela, acompanhadas pelas Comissões de Residência Médica (Coreme) dos hospitais.

Francisco Costa ainda comenta que os programas de residência médica desenvolvidos pela Uespi qualificam a assistência oferecida nos hospitais da rede estadual. “Quando temos uma boa relação das áreas de pós-graduação nos estabelecimentos hospitalares, temos ali um ganho de qualidade significativo, e o maior beneficiário nesse processo são os usuários do sistema, as pessoas que recorrem a esses estabelecimentos para tratamentos de saúde”, completou o secretário.

“As residências médicas vêm tanto para a formação profissional como para a melhoria dos serviços de alta complexidade do Estado. Até pouco tempo atrás, esses profissionais tinham que se deslocar até outros estados para ter essa formação mais especializada. Com o lançamento desse edital, estaremos formando esses profissionais aqui mesmo no Piauí. É um grande avanço para nosso estado”, afirmou Jesus Abreu, diretor da Faculdade de Ciências Médias da Uespi (Facime).

As inscrições serão realizadas no endereço virtual http://nucepe.uespi.br , de 16 a 20 de janeiro deste ano. O processo seletivo será realizado em duas fases. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, com prova realizada no dia 5 de fevereiro, escrita objetiva, e na segunda fase, de caráter classificatório, o candidato será submetido à análise curricular.

Confira aqui o edital.

Fonte: Ccom
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comente usando o Facebook
 
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

FACEBOOK

 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
© Copyright 2012 - 2017. Todos os direitos reservados.
  topo