23/09/2016 às 01h15
Educação

Abertas inscrições para a I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

O projeto surgiu da necessidade de promover a reflexão sobre a produção textual

Imagem ilustrativaNa manhã desta quinta-feira (22), aconteceu o lançamento da I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, na reitoria da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A Olimpíada é uma iniciativa da Uespi, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec).

Presentes ao evento, o magnífico reitor da Uespi, Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, representante da Ufpi, Socorro Andrade e representante da Seduc, Vilma Lages, dentre outros.

O projeto surgiu da necessidade de promover a reflexão sobre a produção textual aproximando-a da pluralidade dos saberes, ajustando o conhecimento do aluno com a relação pessoal e de inserção social para agir no exercício da cidadania, buscando promover também a literatura do nosso Estado.

De acordo com Vilma Lages, "há a necessidade dos nossos alunos falarem sobre sua própria cultura e buscaremos isso através de uma reaproximação desses jovens com a literatura piauiense, que servirá de apoio ao tema da Olimpíada, Retratos do nosso povo", explica.

Nesta primeira edição, a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa -Tecendo saberes do nosso povo, proporciona interação de estudantes com a cultura do povo piauiense, por meio do concurso de produção textual, e para a participação, o estudante deverá produzir um texto com o tema "Retratos do nosso povo" que atenda aos seguintes gêneros textuais: notícia, crônica ou artigo de opinião, envolvendo os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio nas modalidades regular, EJA e profissionalizante.

Podem participar os alunos que estejam matriculados, em 2016, em instituições de ensino mantidas pela rede pública federal, estadual e municipal de Teresina, matriculados nos seguintes anos escolares:

* 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA;
* EJA nas modalidades do Ensino Médio e Fundamental;
* 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

As inscrições, que vão de 22/09 a 11/11, são gratuitas e deverão ser feitas pelo representante da escola exclusivamente pela internet.

A olimpíada terá três categorias: Notícia (6º e 7º anos do Ensino Fundamental, profissionalizante e EJA), Crônica (7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2ª e 3ª séries do Ensino Médio). Todos os textos serão analisados pela comissão julgadora entre os dias 14 a 18 de novembro. O resultado final deve ser anunciado até o final do mês de novembro.

Fonte: Assessoria
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comente usando o Facebook
 
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

FACEBOOK

 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
© Copyright 2012 - 2017. Todos os direitos reservados.
  topo