10/01/2016 às 22h57
Educação

Universidades têm mais de 10 mil vagas para o Sisu no Piauí

A Universidade Estadual do Piauí tem o maior número de vagas do estado. Sistema de Seleção Unificada iniciou a inscrição nesta segunda-feira (11).

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes já começam a consultar as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. No Piauí, a primeira edição do programa vai disponibilizar 10.154 vagas nas quatro instituições públicas de educação superior.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é a instituição com maior número de oferta do estado. São 4.985 vagas para 139 cursos, na modalidade regular presencial para os campi em Teresina, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, União e Uruçuí. Leia mais!

Em seguida aparece a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 3.554 vagas em 79 cursos ofertados no Sisu deste ano. O Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, é o que concentra 60% das vagas (2.138). Há vagas também para os campi de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano. Leia mais!

Para esta edição do Sisu, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) oferecerá 1.485 vagas em 38 cursos. As oportunidades são para os campi de Teresina, Picos, Angical do Piauí, Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato, Cocal, Corrente. Sendo Piripiri, Uruçuí, Paulistana e Pedro II contarão com novos cursos. Leia mais!

A Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com campus Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, é a quarta instituição com vagas para o Piauí. São 130 vagas nos cursos de antropologia (40), arqueologia e preservação patrimonial (40), ciências da natureza (50).

Inscrições
As inscrições no Sisu começam nesta segunda-feira (11) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro. Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Enem e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero.

O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas. Durante o período de inscrição é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.

Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.

Este ano são 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior, 23 mil a mais que no ano passado. Em 2015, o número de candidatos do Enem foi menor que no anterior, mesmo assim, mais de 7,7 milhões de estudantes fizeram as provas e a concorrência é grande.

Além das vagas do Sisu, programas federais de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento (Fies) exigem nota mínima no Enem.

Fonte: G1-Pi
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Comente usando o Facebook
 
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

FACEBOOK

 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
© Copyright 2012 - 2017. Todos os direitos reservados.
  topo